domingo, fevereiro 01, 2009

Obama: sim a 1 Ministro da Cultura?

Quincy Jones deixou a dica durante uma entrevista e a ideia pegou. Surgiu uma petição e ela conta já com mais de 220 mil assinaturas. Trata-se da “Petition for a Secretary of the Arts”. Em suma, quer-se que os EUA passem a ter um, digamos, Ministro da Cultura, cargo que nunca existiu por aquelas bandas. Já durante a campanha eleitoral Barack Obama sublinhou a importância das Artes. Os artistas têm isso presente, assim como têm também em consideração o peso económico que o seu trabalho tem na América (cem mil grupos artísticos, seis milhões de produtores/trabalhadores e um contributo anual de 167 bilhões para o PIB). Isso tudo tem-se conjugado para fazer os peticionários acreditar que é chegada a hora de haver um Departamento para as Artes. Será? Não será?
Para já, o Presidente Obama ainda não nomeou um novo presidente do National Endowment for the Humanities, mas a Lei da Recuperação e Reinvestimento recentemente aprovada no Congresso já inclui um suplemento de 50 milhões que o NEH deverá distribuir por organizações do mundo das Artes. Ainda assim, o orçamento de 145 milhões para 2009 continua inferior àquele de 176 milhões que esta organização já teve em 1992. Seja qual for o resultado obtido com a petição, parece aberto o caminho para mais interesse/atenção por parte da Administração e para... mais dinheiros.
Bem vistas as coisas, parece pouco provável que Obama venha a atender a pretensão em causa. Pelo menos para já. São tantas as urgências que afligem o país e o próprio presidente tem sido claro no que se refere ao peso da máquina do Estado e, designadamente, aos custos (veja-se como actuou com relação aos salários dos altos cargos na Casa Branca).
Na foto: Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma e Anthony McGill contribuiram grandemente para a marca cultural da investidura de Obama.

Wynton Marsalis é um dos nomes mais falados neste contexto. Continua como Director Artístico do Jazz at Lincoln Center, em Nova Iorque, ou muda-se para a presidência do NEH?

Sem comentários: