sábado, janeiro 31, 2009

Berlinale


A 59ª edição da Berlinale arranca já na próxima semana. O programa, como sempre, é de fazer manha.
Portugal (com “Singularidades de uma rapariga loura”, de Manoel de Oliveira, 2009) e o Brasil (com “Garapa”, de José Padilha, 2008, e “Vingança”, de Paulo Pons, 2008) representam o mundo da língua portuguesa.
De recordar que José Padilha é o Realizador de “Tropa de Elite”, o filme que arrebatou o Urso de Ouro na edição do ano passado.
No geral, certamente que promete o re-encontro com gente da estatura de Andrzej Wadja (Tatarak, 2008), Bertrand Tavernier (In the Electric Mist, 2008), Costa-Gavras (Eden à l`Ouest, 2008), Stephen Frears (Cheri, 2009).
Este ano, as honras da noite de abertura cabem a The International, longa-metragem de 2008, dirigida por Tom Tykwer e que conta com as prestações Clive Owen, Naomi Watts e Armin Muller-Stahl.
Por certo que merece atenção o filme Notorious, de George Tillman Jr. (na foto), jovem Realizador americano (Milwaukee, 1969) que, com esta obra, re-visita B.I.G. (na foto), a célebre estrela do Hip-Hop assassinada a tiro em 1997.
Tillman Jr. realizou Soul Food (em 1997) e Men of Honor(de 2000, com De Niro e Cuba Gooding Jr.).
No elenco do Notorious estão Angela Bassett, Derek Luke e, claro, Jamal Woolard (actor estreante, ele também Rapper, também de Brooklyn e, upppsss, sobrevivente de tiroteio) que “faz de” B.I.G.

Sem comentários: