terça-feira, outubro 07, 2008

Nobel

É caso para dizer que esta é a temporada do Prémio Nobel. Os da Medicina e da Física já foram anunciados (nos dias 6 e 7, respectivamente). O da Química sê-lo-a nesta Quarta-Feira, seguindo-se o da Literatura já na Quinta-Feira. O da Paz será conhecido no dia seguinte. E no dia 13, Segunda-feira, será a vez do da Economia.

Quanto ao da Literatura, não deixam de ser castiças as apostas feitas aqui. Oxalá a Academia siga uma outra lógica e haja, vá lá, uma boa surpresa. Que é como quem diz, uma escolha que convença a generalidade da “galera” de leitores, para lá, claro, das afeições de cada um.

No que toca ao Nobel da Paz, entre os favoritos estão dissidentes chineses (caso de Hu Jia, tido como o mais provável vencedor), o que explica a “advertência” de Pequim: espera que o prémio vá para “a pessoa certa”.
Certo, certo é que este é o ano do sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e tudo indica que os ilustres “votantes” quererão estabelecer algum link. Há 19 anos, Dalai Lama foi o distinguido.

De interesse a página do Prémio Nobel.

Na imagem: Nelson Mandela e Frederik De Klerk recebendo o Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Sem comentários: