domingo, abril 19, 2009

Petição pela Guiné-Bissau

Corre na net uma Petição em prol da Construção de um Estado de Direito Democrático na Guiné-Bissau.
O essencial dela é o seguinte:
"Pedimos e exortamos a todos os homens e mulheres ciosos da preservação do património civilizacional da Humanidade e a todos os Estados do mundo, em particular os Estados Lusófonos, que repudiem energicamente a situação vertente na Guiné-Bissau e accionem os dispositivos pertinentes da Carta das Nações Unidas com vista ao envio imediato de uma força multinacional de paz suficiente para assegurar, durante dez anos prorrogáveis, a conformidade do Estado com os seus fins próprios, bem como o saneamento, formação e disciplina cívica e democrática das Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau."
Para chegar à Petição,
aqui.
Links pertinentes:
MIL - Movimento Internacional Lusófono
Nova Águia: o Blogue da Lusofonia

2 comentários:

Anónimo disse...

A iniciativa é boa mas sem uma imposição forte da comunidade internacional, na forma de um ultimato, não vejo como se pode resolver o problema da instabilidade e estabelecer a paz e a ordem democrática no país.

Assinarei.

Jorge Tolentino disse...

Amílcar,
parece que, para além dos caminhos «institucionais», é fundamental este tipo de iniciativas que ajudam a fazer crescer a consciência dos cidadãos relativamente à situação da GB. Melhor cedo do que tarde, a comunidade internacional terá de agir sobre os problemas de fundo. Tem-se arrastado este clima de «estar preocupado» e «estar solidário» e seguir com atenção» e …Não chega.
Fika dretu.
JT