sábado, fevereiro 14, 2009

Norah do Golfo

Vá-se lá saber que cordelinhos terá S. Valentim mexido, mas a verdade é que hoje se ficou a saber que a ultra-conservadora Arábia Saudita passa a ter uma mulher no Governo. É a primeira vez que tal acontece em toda a história dessa monarquia aí do Golfo. A nova governante é Norah al-Faiz, vice-Ministra para os Assuntos das Mulheres. Esta nomeação é, desde logo, um fortíssimo sinal positivo para as mulheres sauditas e a sua emancipação, sendo certo que o futuro dirá dos reais impactos desta... real decisão. Para já: força, Senhora Ministra!
Desde a sua ascensão ao trono, em 2005, esta é a primeira vez que o Rei Abdullah (na foto) remodela o seu Gabinete. Embora tenha desde então prometido reformas, estas têm acontecido de forma muito lenta e esparsa, pelo que talvez seja algo exagerada a fama de “reformador”. Seja como for, a que agora acontece é a mais profunda mexida alguma vez feita nesse país, tendo significado, inclusivamente, a destituição do Governador do Banco Central e de duas poderosas figuras religiosas. Uma destas era o chefe de uma espécie de braço policial da religião e a outra era assim o juíz dos juízes. Esta última é um tal senhor que, há escassos meses, defendeu ser legítimo matar os proprietários de cadeias de televisão que emitam programas imorais, ou melhor, diabólicos.
A tal tenebrosa polícia ao serviço da Religião tem esta designação de sabor medieval: Comissão para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício. Uppppsss...

Sem comentários: