terça-feira, fevereiro 17, 2009

Fesman 2009

O Festival Mundial das Artes Negras decorrerá em Dezembro. No Senegal, mas não apenas: cidades de outros países vizinhos estarão associadas.
Tudo indica que o Fesman 2009 vai ser um acontecimento estrondoso e, tantos anos volvidos após a primeira edição, em 1966, sob o patrocínio do Presidente Senghor (Lagos acolheu, em 1977, a segunda e última edição), Dakar vai funcionar como o centro polarizador dessa extraordinária riqueza que se acolhe sob a designação Artes Negras. No que elas têm de tradicional e de moderno.
Renascimento Africano é o tema geral.
Do Brasil, dos Estados Unidos, das Caraíbas virá o testemunho da sua essencial herança africana – que, com o Festival, a África igualmente celebra a sua Diáspora!
Conhecendo um pouco do empenhamento com que as coisas da Cultura são tratadas nesse nosso país vizinho e do dinamismo da sua rede de instituições ligadas a este sector, acredito que tudo está a ser feito para que o Festival deixe marcas profundas: para os criadores culturais de todo o continente e para a (nova) imagem deste no mundo de hoje.

Sem comentários: