terça-feira, janeiro 20, 2009

OBAMA: day one


Tem sido um dia extraordinário, este da investidura do Presidente Barack Obama. Dois milhões de pessoas convergiram para DC. Nunca vi o National Mall tão bonito, colorido e pleno de emoções. Festa, no sentido pleno da palavra. O discurso de Obama foi relativamente breve, mas bastante forte. Em particular, apreciei imenso o modo como o novo Presidente recolocou a agenda externa do seu país, chamando para o seu indeclinável lugar os valores, os princípios. Desde logo, a ideia do Estado de Direito e o quão importa ser fiel a essa ideia, sobretudo em tempos de grandes desafios. Só por aí é que a América poderá pretender-se "ready to lead once more". Qual será a tradução prática disso nos próximos tempos (ou a rapidez com que isso acontecerá), eis um aspecto a seguir. Um grande teste é, seguramente, o do encerramento do centro em Guantanamo.
De resto, a cerimónia foi essa demonstração de civilidade política e solidez institucional que só uma grande democracia é capaz de assegurar. Motivo de orgulho para os americanos e para todos quantos nutrem sincera amizade e admiração pela América.
Ah, claro: a voz da grande Aretha Franklin lá esteve para nos recordar que, afinal, há nisto tudo um longo e doloroso caminho percorrido.
Para o bem da América, do seu povo, mas também da comunidade internacional no seu todo, urge que Obama tenha todo o sucesso deste mundo. God bless!




Sem comentários: