segunda-feira, novembro 03, 2008

Sofrimento nos Grandes Lagos

A situação no leste da República Democrática do Congo é já simplesmente catastrófica. Mais de um milhão de pessoas em debandada, fugindo aos violentos confrontos armados que atingiram, em particular, a província do Kivu-Norte.
Entretanto, anuncia-se para a próxima semana uma cimeira, organizada pela União Africana e a decorrer em Nairobi, Quénia, para discutir saídas para esta crise, sendo que nela deverão participar os presidentes da RDC e do Ruanda, Joseph Kabila e Paul Kagame, respectivamente, além de outros altos dignitários de países dessa região dos Grandes Lagos. A realização dessa cimeira foi anunciada por Bernard Membe, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia (país que actualmente assegura a presidência da UA), no termo de um encontro com os seus homólogos da França e do Reino Unido, Bernard Kouchner e David Miliband, os quais realizaram uma visita à região (inclusivamente a Kinshasa e a Goma) com o propósito de conseguir o engajamento dos líderes da região num processo para o restabelecimento da paz.
Certo, certo é que todos têm presente (ou deveriam ter) o drama humano que atingiu essas mesmas populações num passado ainda bem recente.


Sem comentários: