terça-feira, outubro 21, 2008

Boa Governação compensa

O Prémio Mo Ibrahim por Sucesso em Liderança Africana acaba de ser atribuído a Festus Mogae, antigo presidente da República do Botswana (de 1998 a Abril de 2008). Tem 69 anos de idade.
O anúncio foi feito por Kofi Annan, anterior Secretário Geral da ONU e pessoa que encabeça o Comité do Prémio.
Tido como o maior do mundo (5 milhões de dolares em dez anos e, daí em diante, 200 mil pelo resto da vida do premiado), este prémio destina-se, no essencial, a distinguir casos de sucesso em termos de boa governação em África. Podem ser distinguidos Chefes de Estado ou de Governo que já não estejam em funções.
Na edição de 2007 (a primeira, aliás), o contemplado foi o antigo presidente moçambicano, Joaquim Chissano.
Além de Annan, fazem parte do comité os seguintes notáveis: Martti Athisaari (que foi presidente da Finlândia e há poucos dias ganhou o Nobel da Paz 2008), Aicha Bah Diallo (Directora Ensino Básico da Unesco, foi Ministra da Educação da Guiné-Conacry), Mary Robinson (foi presidente da Irlanda e Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos), Mohamed El Baradei (chefe da Agência Internacional da Energia Atómica e galardoado com o Nobel da Paz) e Salim Ahmed Salim (foi MNE e Primeiro Ministro da Tanzânia e Secretário Geral da OUA).
Pela evolução normal, não tardará muito e o prémio estará a bater à porta das ilhas. Falo das Maurícias e de Cabo Verde. Inxalá!

Sem comentários: