domingo, agosto 24, 2008

Medalhas para a África

Dos países africanos presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Quénia lidera a conquista de medalhas, com um total de 14, todas em Atletismo(1): 5 de Ouro, 5 de Prata e 4 de Bronze.

Em segundo lugar está a Etiópia, com 7 medalhas também pelo Atletismo: 3 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze.

Outros que alcançaram Ouro: os Camarões (uma, pelo Triplo Salto, Mulheres), o Zimbabwe (uma, na Natação, Mulheres) e a Tunísia (uma, na Natação, Homens).

Afora essa de ouro, o Zimbabwe conquistou mais três medalhas de prata, igualmente em natação, perfazendo quatro.

Também a Nigéria amealhou um total de quatro medalhas: 1 de Prata (no Futebol) e três de Bronze (2 no Atletismo e 1 no Taekwondo).

Os atletas de Marrocos regressam a casa com duas medalhas: 1 de prata, na Maratona masculina, e 1 de bronze pelos 800 metros/Mulheres.

A equipa da Argélia conseguiu 1 de prata e outra de bronze, sempre pelo Judo.

Com apenas uma medalha: África do Sul (prata, salto em cumprimento, homens); Sudão (prata, Atletismo, 800M, Homens); Maurícias ( bronze, Boxe); Togo ( bronze, Canoagem/Kayak); Egipto (bronze, Judo).

Num total geral de 40 medalhas para o continente, 17 foram ganhas por mulheres.

(1) Pelo número de medalhas arrecadadas nesta modalidade (o Atletismo), o Quénia é a terceira potência olímpica, logo a seguir aos Estados Unidos (23 medalhas, sendo 7 de ouro) e à Federação da Rússia (18, sendo 6 de ouro). Nos quarto e quinto lugares, estão a Jamaica (6 em 11) e a Etiópia (4 em 7), respectivamente.

Sem comentários: